Outro dia experimentei na casa de uma amiga essa maravilha, eu nunca tinha ouvido falar, ela aprendeu com outro amigo, que aprendeu com outro conhecido... rs.... e achei muito interessante, pois é bem simples de fazer e o resultado é fabuloso, inacreditável!
Depois fui pesquisar mais a fundo e descobri como era feita, de onde vinha e mais formas de utilizar e degustar.
Essa compota é originária do Marrocos e é perfeita para acompanhar quase tudo, tanto doces como salgados, mas confesso que me surpreendeu nos pratos salgados.
O resultado é um limão meio cozido e desidratado, com sabor cítrico forte e salgado, além do aroma, que aroma é esse? Fica muito ressaltado e eu adoro com carnes suínas, aves, peixes, em saladas, com queijos, em marinadas e até mesmo em algumas receitas doces, dando um toque especial e causando uma explosão nos sabores.
Descobri também que é possível se usar outros tipos de limões e até aqueles limões e laranjas mais aromáticas, limão cravo, laranjinha kinkan, etc...
Bom, vamos lá, acho que já deu para entender que amei muito isso né rs.
Ingredientes:
Limões sicilianos
Sal grosso ou flor de sal
Pote ou frasco de vidro
Lave bem os limões, seque, corte em 4 partes, sem chegar até o final do limão para que as 4 partes fiquem unidas, ou em rodelas, fatias de espessura média.
Coloque uma colher de sopa de sal no meio do limão cortado e coloque em um pote de vidro, e repita o processo com o restante dos limões, intercalando eles dentro do pote.
Acrescente sementes de pimenta-do-reino, branca, rosa, ervas secas como alecrim, especiarias como noz-moscada, anis estrelado, canela, zimbro, cardamomo, cravo... se quiser, fica ao seu gosto.
Outra dica é usar Sais Gourmet, como sal defumado, de funghi, pimenta, ervas, etc...
Agora feche bem o pote e guarde em um lugar seco, fresco e arejado, se morar em um lugar muito quente pode guardar na geladeira.
Com o tempo o suco do limão vai se soltando, o sal vai cozinhando ele e derretendo, formando a compota. Quanto mais o tempo passar melhor ficará a compota. É bom anotar na tampa a data que fez apenas para saber quando estará pronto, depois de pronto pode guardar na geladeira por tempo indeterminado, não estraga devido ao sal.
E depois de pronta, como usar? Simples, abra o pote, retire um limão ou um pedaço, retire a polpa e semente, e corte a casca em fatias bem finas e use ou consuma. Fica bem salgado e super aromático, então se você não pode consumir sal pode lavar bem e depois consumir, o sabor permanecerá.
Agora você pode usar essas fatias finas para comer junto com uma bela carne assada ou grelhada suína, de aves ou peixes, em marinadas, como eu já disse também em doces dando um toque maravilhoso, com queijos, em molhos... tem mil e uma utilidades!
Espero que tenha gostado da receita e dica, abraços!
Fiz, realmente ficou bem salgado, mas o sabor é incomparável e super aromático. Bem picadinho eu coloco em saladas e carnes.
ResponderExcluirSIm, sem dúvida fica salgado, até pq é para companhar rs... mas vc pode passa ruma agua rápida se quiser para tirara o excesso tb.
ExcluirSerá que teria algum problema colocar apenas 1/2 CS de sal em cada limão?
ResponderExcluirAí não vai virar a compota rs
ExcluirNossa Maurício, com essa receita vc se superou! Obrigada por existir!! (Mineia Carvalho)
ResponderExcluir